Fogareiro
Páginas especiais
FOGAREIROS
Quando se fala em acampar, as pessoas sempre associam a escolha de um local bucólico e tranqüilo, a montagem da barraca e de imediato à preparação de um círculo ao redor de uma fogueira, está no centro, em torno do qual todos se reúnem para cozinhar, aquecer-se e/ou conversar, repetindo um ritual de socialização transmitido de geração a geração.
Acampar é uma forma antiga de se desbravar e conquistar algum lugar desconhecido e até inóspito! Daí se faz necessário o conhecimento de procedimentos técnicos como também Equipamentos para cada local que se pretende chegar e ficar. Nem sempre o local mais confortável é o melhor e mais seguro principalmente para iniciar uma fogueira.
No esforço para ajudar as melhorias do cidadão em território nacional, o MTur, ABNT e ABETA desenvolveram algumas normas nacionais para servir de base de conhecimento para as atividades ao Ar Livre e de Aventura, forjando assim, uma nova era para a preservação, segurança e adequação do lazer com a preservação do meio ambiente.
Com relação à essas normas nacionais, temos a ABNT NBR 15505-1 (Turismo com atividades de caminhada. Parte 1: Requisitos para produto), que fala no item; 8 Preparação dos clientes, subitem, 8.1 Informação ao cliente que:
Diz: As informações preliminares a serem fornecidas aos clientes antes da venda do produto estão definidas na ABNT NBR 15286 (Turismo de aventura – Informações mínimas preliminares a clientes). O responsável pela operação deve ainda fornecer ou revisar as seguintes informações antes da operação:
a) descrição das características da atividade a ser realizada, como tempo de duração, pontos e horários para alimentação e descanso, disponibilidade de água potável no percurso, entre outros;b) descrição das características onde serão realizadas as atividades;c) procedimentos de mínimo impacto relativos à atividade que será realizada, as características ambientais dos locais de prática, os principais impactos ambientais e socioculturais negativos potenciais e as medidas de minimização, mitigação e compensação correspondentes;d) descrição dos cuidados com a segurança e as medidas a serem tomadas no caso de emergências;Já na norma ABNT NBR 15398 - Turismo de aventura — Condutores de caminhada de longo curso — Competências de pessoal fala em: 5 Resultados esperados;g) gerenciar o pernoite de acordo com as necessidades dos grupos e características do local, incluindo, mas não limitado a:
- identificar locais apropriados para o pernoite;
- estabelecer o uso dos espaços para dormir, cozinhar e realizar as necessidades fisiológicas;
- montar e utilizar barracas, bivaques, lonas estendidas e redes;
- planejar o uso da área da cozinha;
- orientar sobre a realização das necessidades fisiológicas;
- tomar ações para promover a segurança e o conforto do grupo;
- minimizar o impacto nas áreas de pernoite;
h) manejar fogareiro e gerenciar riscos e mínimo impacto decorrentes do uso, incluindo, mas não limitado a:
- fogareiro a gás;
- fogareiros a líquidos pressurizados;
- espiriteira.
No item 6 Competências - 6.1 Conhecimentos - l) saber manusear os fogareiros citados na seção 5;
Anexo A (informativo) - Equipamentos individuais e coletivos para caminhada de longo curso.
- fogareiros;
- fósforos ou isqueiros;
Com base nisso, mostraremos técnicas e procedimentos com alguns equipamentos que são usados por nós mesmos e de fácil alcance de todos no mercado local, para que as pessoas individualmente ou em grupos, não passem por problemas de acidentes e/ou com proprietários de áreas privadas na qual se pretendam adentrar sem causar problemas e/ou danos nesses locais.
Nesse mesmo intuito de proporcionar melhor adequação entre fogueira e fogareiro, mostro um sistema, chamado de caixa de fogo ou como o que uso, Firebox; que pode fazer quase tudo que essas duas opções proporcionam. Digo quase, porque no âmbito do Montanhismo, o Firebox só não se encaixa com maestria em escaladas e no alpinismo.
Então, o Firebox “caixa de fogo” pode ajudar nos acampamentos e nas caminhadas, principalmente quando essas atividades podem durar um tempo maior e até nos casos de improviso de prolongamento da atividade, já que, não se fica dependente de se levar uma grande quantidade de combustíveis.
Hoje existem vários modelos, tamanhos, preços e de materiais mais resistentes e bem leves.
São tantas opções que esse vídeo mostra algumas das opções mais conhecidas no mercado mundial.
Então, no caso em que você precisa fazer uma fogueira. O mais importante é saber se o local tem alguma restrição sobre o uso de equipamentos de fogo e se o meio ambiente local, está sofrendo algum período de estiagem, deixando a vegetação muito seca. O que necessitaria de um plano de contingência para casos de sinistro (incêndio).
Outra situação de uso de fogueiras é para iluminação, aquecimento e garantias de segurança contra animais. O ideal no caso da iluminação, aconselha-se usar os lampiões ou simplesmente as lanternas, que hoje, estão muito fortes, econômicas de energia e são resistente a água.
Nos casos que se costuma usar as fogueiras para o aquecimento pessoal, é uma clara evidencia da falta de planejamento do percurso local. No entanto, nesse caso de uma fogueira direto ao chão, antes, porém, deve-se ter ciência dos proprietários ou administradores do local, se pode ser feito fogueiras no meio ambiente em que se está adentrando. Isso se dá, pela necessidade de enquadramento das regras locais para formatos e locais de fogueiras. Outra observação que se deve ter em mente, é ter total certeza de extinção de qualquer fogo, brasas e/ou material quente antes do abandono do local da fogueira.
No Anexo A da NBR 15398 - Turismo de aventura fala sobre se possuir conhecimento dos equipamentos de fogo, são os:
1. fogareiros;2. fósforos ou isqueiros;
Começando com os fogareiros. As ofertas de modelos desses equipamentos são tão vastas, que vamos nos ater aos seus sistemas de geração de fogo, que são:
a. fogareiro a gás;b. fogareiros a líquidos pressurizados;c. espiriteira
FOGAREIROS A GÁS
Os fogareiros mais usados hoje em dia são os de cartuchos de gás, são simples pequenos e relativamente baratos. Lembrando que ainda existe duas opções desse modelo, os com cartuchos sem rosca para o encaixe, que se encaixam perfurando o cartucho, o que acho muito perigoso. O outro formato é o cartucho com rosca para fixação do fogareiro, a seção de chama.
Usando como exemplo, por ser o que mais uso em trilhas e acampamentos de no máximo 2 pernoites. É fabricado em aço inox e liga de alumínio combinam para criar um dos fogões de acampamento mais leves e mais portáteis do mercado. Vem com estojo de transporte incluído, melhorando ainda mais a portabilidade, pois pode simplesmente ser facilmente guardado na mochila.
Suas características: Fogareiro leve e compacto, ideal para expedições, camping e Bushcraft.
ESPECIFICAÇÕES DO FOGAREIRO:
a. Fabricado com aço especial, muito leve, resistente e antiferrugem;b. Controle de intensidade da chama e acendimento automático;c. Base dobrável. Consome até 220 gramas de gás por hora, segundo especificação do fabricante;d. Funciona com o cartucho de gás fácil de encontrar, seja da Climber Gás, Guepardo ou TekGás;e. Seu peso é entorno de 135 gramas;f. Mede aberto 12.5 x 7cm e fechado (caixa): Altura 10cm x Largura 6,5 cm x Profundidade 6,5 cm;g. Usa cartuchos de gás com válvula de segurança. Conteúdo de gás com mistura especial isobutano/propano de 230grs;h. Possui válvula de segurança que permite o engate e desengate sem vazamentos;i. Sua mistura especial de gás (ISO) oferece máximo rendimento calórico em diferentes altitudes.
FOGAREIROS A LÍQUIDOS PRESSURIZADOS
O MSR International é uma excelente escolha para qualquer viagem de mochila ou expedição longa de vários pernoites e até em grupo. Esse MSR International é o fogareiro portátil a combustível líquido mais versátil, confiável e leve do mercado. Este seria a escolha pra quem quer ter um só fogareiro para todas as situações, universal.
No site da GearLab, você pode verificar a avaliação completa feita do MSR Whisperlite International.
E aqui, também na GearLab é possível ver uma avaliação global para o Melhor Fogão para Mochila de 2021.
Por último, as ESPIRITEIRAS
É um mini fogareiro usado em emergências, geralmente usando o álcool como combustível. Esse equipamento é considerado o mais portátil que existe, uma boa opção como o fogareiro de uso geral, mais que demanda conhecimento de processo de queima que deve ser bem preciso para dar os bons resultados que se espera de um fogareiro de uso geral. Como o seu combustível é o álcool, esse sistema pode ser útil para outras finalidades de emprego, como higienização pessoal e em desinfecção em curativos, então, a reserva desse combustível pode ser mais bem aproveitada do que os demais. Outra observação, é que a espiriteira também pode ser usada em conjunto com o Firebox, o que será uma dupla vantagem em redundância de sistemas.
Também chamado de Trangia Spirit Burner. É um queimador a álcool versátil e fácil de usar. Além de ter um histórico de serviços confiáveis, ele também possui alguns recursos úteis exclusivos. O anel de fervura permite que o queimador se ajuste de total a fervente e apaga a chama quando totalmente fechado. A tampa giratória com o-ring sela o queimador para que você não precise esvaziar o combustível não utilizado entre os usos e evita a evaporação. Este fogão de acampamento a álcool inclui queimador, anel de fogo brando e tampa sem anel, além de ser altamente silencioso.
Junto com a espiriteira também existe um outro equipamento muito bom, um pouco volumoso, que é bem usado na Europa, o Trangia Stove, que também pode ser multi combustível...De certa forma, o seu excesso de volume se justifica, já que nesse volume "pacote" estão as panelas que nas outras opções, teriam que ser levadas à parte!
Na WikiHow tem um artigo muito bom de como usá-lo.
Contudo, como já havíamos falado aqui, sobre as questões de fogareiro para longas caminhadas ou até nos
acampamentos mais prolongados, quando se está carregando sua mochila, existe uma outra opção que não é dependente dos combustíveis na qual todos esses outros modelos já mencionados o são. É a “caixa de fogo”, como o que mais uso, o Firebox. Esse equipamento pode usar tanto lenha do próprio local de acampamento como já foi falado, em conjunto com a espiriteira, tornando um equipamento muito polivalente e de redundância. Ele ainda pode ser hospedeiro desses outros sistemas já mencionados.
acampamentos mais prolongados, quando se está carregando sua mochila, existe uma outra opção que não é dependente dos combustíveis na qual todos esses outros modelos já mencionados o são. É a “caixa de fogo”, como o que mais uso, o Firebox. Esse equipamento pode usar tanto lenha do próprio local de acampamento como já foi falado, em conjunto com a espiriteira, tornando um equipamento muito polivalente e de redundância. Ele ainda pode ser hospedeiro desses outros sistemas já mencionados.
MULTI COMBUSTÍVEL - Madeira, Queimador de Gás, Qualquer Queimador de Álcool, Pastilhas de Combustível, Combustíveis em Gel ou Latas de Sterno podem ser usados. Opções para acomodar qualquer situação ou preferência.
QUEIMA DE MADEIRA DE 3 MANEIRAS - Lateral, superior ou pré-combustível, incluindo o revolucionário método da tocha de fogo sueca (mais de uma hora de tempo de cozimento sem gerenciamento de fogo!)
FÁCIL DE USAR - O Firebox é um verdadeiro fogão dobrável (sem montagem de várias peças) com posições para acessórios de montagem e queimadores para inúmeras possibilidades de abastecimento, cozinha e utensílios de cozinha!
Outro sistema que segue a mesma ideia do Trangia Spirit Burner é o fogareiro Aloc CS-B13, desse modelo, logo abaixo, é o que mais usamos. Este fogareiro com queimador tipo espiriteira a álcool é adequado para mochilas, caminhadas, camping e outras atividades ao ar livre. Compacto e estilizado, é muito fácil de transportar e usar.